PROCRED | SOLUÇÃO EM COBRANÇA COM QUALIDADE E RESULTADOS DESDE 1992

Responsabilidade socioambiental

A Procred, por meio de ações voluntárias, visa a contribuir para uma sociedade mais justa. Para isso, participa, cumpre e cria programas sociais, os quais acabam gerando benefícios mútuos entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários e da própria população.

o que nós fazemos:

• doações para entidades de combate ao câncer infantil;
• doações para instituições de acolhimento de moradores de rua e crianças em situação de risco;
• doações para instituições voltadas para atendimento de excepcionais;
• doações para creches municipais;
• incentivo à doação de sangue;
• plantio de árvores (parques e jardins);
• reciclagem (descarte adequado);
• campanha antitabagismo;
• campanha do agasalho;
• campanha de prevenção do câncer de mama e da próstata. Responsabilidade Socioambiental

 


Política de Direitos Humanos

A empresa PROCRED Recuperação de Créditos tem por primazia respeitar e promover os princípios básicos dos Direitos Humanos:

  • Apoiar e respeitar a proteção dos Direitos Humanos proclamados internacionalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, pela Declaração da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelos princípios básicos do Pacto Global;
  • Certificar-se de que não sejam cúmplices de abusos dos direitos humanos.

 

Para tanto, a empresa fomenta e pratica políticas, como:
- Trabalho por livre adesão e remunerado, cumprindo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT);
- Atendimento a programas de inclusão, tais como, contratação de pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE), em cumprimento à Lei 8.213/91, Art. 93, contratação de cota de aprendizagem (Lei 10.097/00);
- Inclusão de idosos (acima de 60 anos de idade) no quadro de funcionários, concedendo oportunidade de reinserção destes profissionais no mercado de trabalho;
- Não aceitação do trabalho escravo e trabalho infantil.

A empresa PROCRED Recuperação de Créditos é contra toda e qualquer forma de discriminação e adota todas as medidas cabíveis para evitar este tipo de conduta em seu negócio, conforme detalhado no item 14 (Politica de Diversidade e/ou que aborde discriminação no ambiente de trabalho).
A empresa conta, entre outros, com o canal “Contato” em seu website, que pode ser utilizado para possíveis denúncias dessa natureza.

Todo o quadro de gestão é periodicamente conscientizado, treinado e reciclado, por ser corresponsável pela proteção, apoio e divulgação dos Direitos Humanos dentro da empresa e junto aos seus fornecedores, respeitando os Princípios do Trabalho.

Para reforçar ainda mais a preservação dos Direitos Humanos, todos os contratos firmados com parceiros e fornecedores que não estão em conformidade com essa política, estão sendo revistos e passarão a incluir cláusulas atestando que os mesmos não empregam menores, exceto na condição de aprendiz, bem como não empregam aprendizes em locais insalubres ou que possam causar prejuízo à sua saúde. Da mesma forma, os contratos incluirão cláusulas contra trabalho escravo e trabalho em situação análoga à escravidão.

 


Política de Responsabilidade Social

A PROCRED Recuperação de Créditos adota uma política de Responsabilidade Social, no conjunto empresa e funcionários, dando magnitude à importância deste tema, realizando projetos e campanhas específicas, como:

- Doações financeiras (auxílio financeiro a instituições de caridade, como creches, asilos, orfanatos e clínicas de recuperação);
- Doações de alimentos: ajuda a entidades necessitadas, com apoio da empresa e colaboração dos funcionários;
- Doações de móveis e utensílios: doação e distribuição de todo equipamento em desuso, como cadeiras, mesas, armário, microcomputadores e objetos em geral;
- Campanhas de arrecadação: Campanha do Agasalho, Campanha Dia das Crianças e Campanha Natal Feliz, entre outras;
- Campanha de Doação de Sangue;
- Disponibilização de canal de comunicação (“Contato”), por meio do website da empresa, para que possa haver um diálogo permanente entre a comunidade e a empresa.

A PROCRED Recuperação de Créditos entende que a importância de cada profissional para o crescimento sustentável dos negócios implica também em assumir o compromisso com a educação, a qualidade de vida e o desenvolvimento humano e profissional das pessoas. Para tanto, a empresa adotou e cumpre os programas de inclusão citados no item 12 (Política de Direitos Humanos), visando incluir no mercado de trabalho e capacitar profissionalmente jovens em situação de primeiro emprego e pessoas portadoras de deficiências.

Baseada em seus valores e crenças, a Política de Responsabilidade Social da empresa contempla qualificação profissional, ambiente de trabalho agradável e políticas de remuneração e construção de carreira atraentes para todos os seus funcionários. Tais práticas ajudam a manter o índice de turnover abaixo da média do mercado, uma vez que colaboram para que os funcionários se sintam motivados a fazerem parte da Procred, fidelizando-se à empresa.

 


Política de Diversidade e/ou que aborde discriminação no ambiente de trabalho

A empresa PROCRED RECUPERACAO DE CRÉDITOS é contra toda e qualquer forma de discriminação e adota todas as medidas cabíveis para evitar este tipo de conduta em seu negócio.

A empresa promove a diversidade, incluindo no quadro de funcionários pessoas de diferentes etnias, diferentes crenças religiosas e diferentes opções sexuais e identidades de gênero, bem como pessoas portadoras de necessidades especiais, jovens aprendizes em primeiro emprego e idosos.

Todo o quadro de gestão é periodicamente orientado e conscientizado, para a importância de disseminar e praticar atitudes de incentivo à diversidade e combate ao assédio moral e sexual dentro da empresa.

 


Política que aborde a liberdade de associação e reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva de seus funcionários

Em conformidade com a Declaração da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e com um dos princípios básicos do Pacto Global, a empresa PROCRED Recuperação de Créditos respeita a liberdade de associação sindical dos funcionários, reconhecendo o direito de negociação coletiva e acatando e implementando todas as cláusulas acordadas na Convenção Coletiva Anual do sindicato dos funcionários da categoria (SEAAC).

 


Política Ambiental

Em conformidade com os princípios básicos do Pacto Global, a empresa desenvolve iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental, adotando e promovendo ações, tais como:

- Ações para economia de energia, como utilização de equipamentos com baixo consumo de energia, aproveitamento de luz natural nas instalações da empresa e campanhas de conscientização dos funcionários quanto ao uso consciente de energia;
- Combate ao desperdício de água;
- Responsabilidade na impressão e consumo de papéis;
- Utilização de papel certificado;
- Coleta seletiva do lixo;
- Campanha antitabagismo;
- Revitalização de praças e espaços públicos, em parceria com a Prefeitura municipal;
- Ações de plantio de árvores em datas pré-estabelecidas (ação empresa/ funcionário).

 


Politica de Segurança do Trabalho

A empresa PROCRED Recuperação de Créditos, em sua Política de Segurança do Trabalho compromete-se com o bem-estar, a segurança e a saúde do trabalhador.

Para cumprir as normas que regulamentam a segurança e saúde do trabalho e para assegurar a melhoria contínua e excelência na qualidade e execução das atividades relativas a essa área, a PROCRED Recuperação de Créditos conta com empresas prestadoras de serviços em Medicina e Segurança do Trabalho, as quais desenvolvem anualmente:

- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
- Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);
- Relatório Anual de Saúde Ocupacional;
- Laudo Ergonômico;
- Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP);
- Emissão de Atestados de Saúde Ocupacional (ASO);
- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) - em implantação

Além disso, essas empresas desenvolvem continuamente junto à PROCRED Recuperação de Créditos ações como Programa de Conservação Auditiva (PCA), palestras sobre prevenção de doenças crônicas e capacitações junto aos funcionários quanto ao uso correto dos móveis e equipamentos ergonômicos, a fim de se minimizar os riscos e promover a saúde no ambiente de trabalho.

 


Política de Combate à Corrupção

A Procred Recuperação de Créditos Ltda encontra-se engajada no combate à toda e qualquer prática de lavagem de dinheiro, extorsão, suborno e corrupção de agentes e fornecedores públicos e privados, estendendo a estes a vigilância necessária no sentido do compliance às leis que regem suas atividades comerciais e, sobretudo à Lei 12.846/2013 (Lei Anticorrupção).

A diretoria da Procred Recuperação de Créditos participou de treinamentos (vide anexos 01 e 02), tendo posteriormente transmitido o conhecimento obtido no treinamento a todo o corpo de gestores, os quais por sua vez, se comprometeram a serem agentes multiplicadores dos conhecimentos e ideias anticorrupção. Os gestores têm pleno conhecimento da proibição quanto a todas as formas de corrupção de agentes públicos e privados, tais como propinas, benefícios indiretos, tráfico de influência, presentes ou vantagens indevidas, inclusive pela extorsão.

O zelo pela ética e respeito aos órgãos públicos constitui responsabilidade de administradores, diretores, funcionários e empresas provedoras de serviços, especialmente no tocante à regularidade fiscal e tributária, de forma a que as atividades comerciais sejam conduzidas segundo os preceitos legais vigentes.

Atos de corrupção ativa e passiva são considerados pela Procred Recuperação de Créditos falta grave, o que resulta na rescisão de contrato de trabalho ou rompimento das relações comerciais com fornecedores.